Sobre a ADEALQ

Um pouco da história e curiosidades da nossa associação

Em reunião realizada no Centro Acadêmico Luiz de Queiroz (CALQ), no dia 5 de dezembro de 1943, foi fundada a Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" a ADEALQ. Nesta reunião, presidida pelo Prof. José de Mello Moraes, foi feita a leitura do anteprojeto do Estatuto, que propunha o seguinte objetivo: "Sociedade destinada a promover a aproximação intelectual entre os ex-alunos da ESALQ e mantê-los em permanente contato com este estabelecimento a fim de que possam, unidos, cooperar pelo seu engrandecimento".

Apesar do espírito empreendedor de seus fundadores, a ADEALQ somente constituiu sua primeira diretoria executiva em 14 de setembro de 1957, tendo como presidente de honra o Prof. Érico da Rocha Nobre, presidente - Prof. Alcides Di Paravicini Torres, Ednir Paes de Barros - vice-presidente, Linneu Corte Brilho - secretário geral, Ermor Zambello - 1º secretário, Wilson Ribas - 2º secretário, Louis Neptune Menard - 1º tesoureiro e Manoel Alid de Oliveira - 2º tesoureiro. Neste mesmo ano a lei estadual nº 3837 instituía a Semana "Luiz de Queiroz", que teve suas atividades regulamentadas em 1976, através do decreto nº 7831, assinado pelo então Governador do Estado Paulo Egydio Martins. Foi a partir de 1976 que as atividades da ADEALQ se intensificaram, tendo neste mesmo ano participado da organização da Semana "Luiz de Queiroz", que comemorou o 75ºAniversário da ESALQ. Dessa data em diante passou a programar, anualmente, as atividades da Semana que culmina com a reunião de confraternização das turmas qüinqüenais dos ex-alunos da Escola.

De 1979 em diante, com o apoio dos diretores da ESALQ e, posteriormente, também dos prefeitos do Campus Luiz de Queiroz, a ADEALQ se reestruturou. Graças à continuidade de trabalho de suas diretorias, foi possível estabelecer física e legalmente a Associação, sendo que as principais realizações foram:

Conheça nossa atual diretoria e conselhos

Com o apoio da Diretoria da ESALQ e Prefeitura do Campus Luiz de Queiroz, a nossa Associação, torna-se hoje uma das poucas associações de ex-alunos que consegue reunir, anualmente, grande parte dos formados nas comemorações de seu quinquênio, tornando-se tão conhecida, que ex-alunos de outras escolas, freqüentemente, nos consultam sobre a organização, estatuto e manutenção.

Por tudo isto esperamos que todo Esalqueano participe da ADEALQ que é também um símbolo de tradição de nossa gloriosa Escola.

Missão

Promover o desenvolvimento e fortalecer as relações dos Esalqueanos, perpetuando a liderança da ESALQ na formação de profissionais de destaque nas suas áreas de atuação.

Visão

Ser uma associação independente, reconhecida pela participação ativa no desenvolvimento dos seus associados e da ESALQ.

Valores

Paixão, Empreendedorismo, Amizade, Excelência, Reconhecimento, Integridade, Respeito, Fraternidade.

Vídeos Históricos

Imagens históricas